4.2 Problema e Questões de Investigação
4.2 Problema e Questões de Investigação
Na visão de Cohen et al. (2018), o design da investigação move-se do geral para o específico. Ou seja, é a partir dos objetivos específicos que o pesquisador “can formulate direct, concrete, specific research questions that the research will answer specifically and concretely and, thereby, address the objectives of the research”, fazendo, assim, com que estas questões alcancem o cerne do problema investigado (Cohen et al., 2018, p. 165). Logo, para os autores, as questões de investigação apontam para a operacionalização dos objetivos.
Toda investigação parte de um problema. Creswell e Creswell (2018, p. 159) definem o problema de investigação como “the problem or issue that leads to the need for a study”, podendo este se originar de muitas fontes, inclusive de experiências vividas pelo pesquisador em sua vida pessoal ou local de trabalho, o que se aplica na presente investigação em relação à pandemia e ao ERE.
Diante disto, essa investigação foi motivada pelo seguinte problema: as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, notadamente o ensino remoto, modificaram as práticas de ensino e aprendizagem dos principais agentes escolares (gestores, professores e estudantes) do ensino médio da rede pública estadual do Rio Grande do Norte (RN) - Brasil, no que diz respeito ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação?
Deste problema, originaram-se três questões de investigação. Segundo Creswell e Creswell (2018), embora sejam frequentemente confundidos, problema e questões de investigação não são iguais. As questões de pesquisa constituem “those questions that the investigator would like answered in order to understand or explain the problem” (Creswell & Creswell, 2018, p. 159).
Portanto, para melhor compreender o problema acima, as questões que essa investigação procurou responder foram:
(i) Que tecnologias digitais foram utilizadas por professores e estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino do RN na mediação das atividades pedagógicas remotas desenvolvidas no período da pandemia da Covid-19?;
(ii) Que práticas de ensino e aprendizagem remotas foram desenvolvidas no ensino médio e quais as mudanças e agregações nelas ocorridas em decorrência da pandemia da Covid-19, na visão de diferentes agentes escolares (gestores, professores e estudantes)?;
(iii) Os diferentes agentes escolares (gestores, professores e estudantes) pretendem agregar as possíveis novas práticas de uso das tecnologias digitais às suas atividades após a pandemia?