5.2 Local e Sujeitos da Investigação
5.2 Local e Sujeitos da Investigação
Considerando-se a natureza e objetivo da pesquisa e com o fim de dar-lhe maior consistência e amplitude de perspectivas, definiu-se como população desta investigação gestores, professores e estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio Grande do Norte - Brasil. O motivo desta escolha adveio do fato de ser este o estado onde reside e trabalha a investigadora, o que facilitou o acesso aos sujeitos da pesquisa e o interesse pelo território.
O Rio Grande do Norte está localizado na Região Nordeste do Brasil. Com uma área de 52.809.599 km2, tornando-o um dos menores estados do Brasil, é dividido em 167 municípios. De acordo com o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o RN possui 3.302.729 habitantes, sendo o 17º estado mais populoso do Brasil (IBGE, 2023). Natal, a capital, e Mossoró, respetivamente, são os municípios mais populosos do RN.
Sendo inequívoco a que se refere o termo estudante e professor, importa clarificar que, no estudo, o termo “gestor” refere-se tanto aos indivíduos que estavam exercendo a função de diretor ou vice-diretor da unidade escolar quanto aos membros da equipe de apoio pedagógico no momento da recolha dos dados (coordenador ou orientador pedagógico, supervisor educacional[1] ou supervisor de pátios), por serem os profissionais que acompanham as atividades educacionais desenvolvidas nas escolas.
A este respeito, o art. 34 da Lei Complementar nº 585 de 2016 cita como deve ser a atual composição da equipe gestora das unidades escolares da rede estadual do RN: diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico e coordenador administrativo-financeiro. Adiciona-se a essas funções o “supervisor de pátios”, sujeito com perfil e formação de educador, responsável por “facilitar e viabilizar as práticas educacionais no âmbito escolar” (Portaria nº 114/2018-SEEC/GS) nas escolas de ensino médio de tempo integral, função mencionada no art. 16 da referida Portaria.
Relativamente ao ensino médio, optou-se por trabalhar com essa etapa de ensino em razão da maior maturidade dos estudantes para interpretar e responder às questões propostas no questionário online e na entrevista. No estudo, foram integrados somente alunos da 2ª e 3ª série do ensino médio da rede pública estadual do RN já que, nos anos de 2020 e 2021, período em que ocorreram as aulas remotas no RN, os estudantes matriculados na 1ª série do ensino médio no ano de 2022, data da recolha de dados desta investigação, ainda estavam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental.
[1] Embora as funções de orientador e supervisor educacional tenham sido extintas com a publicação da Lei Complementar (LC) nº 322 de 2006 (SEEC-RN, 2006), ainda há profissionais atuando nas referidas funções na rede pública do RN, por terem ingressado no serviço público estadual antes da sua extinção.